Notícias

Graacc atinge a marca de 500 transplantes de medula óssea

Em agosto, o GRAACC realizou o 500º Transplante de Medula Óssea no hospital. Para comemorar o marco foi realizada uma festa com pacientes transplantados e familiares, com a presença do embaixador da instituição, o ator Reynaldo Gianecchini.

O primeiro TMO realizado no GRAACC aconteceu em 1999. Hoje, são feitos cerca de 40 transplantes por ano. “Atingir o número de 500 transplantes é um feito importante e muito gratificante. Esse é um procedimento que ainda não é realizado em todos os hospitais, e nós do GRAACC nos orgulhamos de possuir a tecnologia adequada para atuar com máxima competência e segurança, proporcionando um tratamento com qualidade de vida”, ressalta Dr. Victor Zecchin, médico coordenador da unidade de TMO do GRAACC.

Segundo o Dr. Zecchin, hoje há 29 centros cadastrados para TMO não aparentado no Brasil; no entanto, poucos são especializados exclusivamente em crianças. O total de leitos ativos para transplante no país é de 276 (adultos e crianças).

Em 2008, o Hospital do GRAACC recebeu autorização do Ministério da Saúde para realizar transplantes mais complexos, os não aparentados. Até o momento já foram 78 pacientes que passaram pelo procedimento com esse tipo de doador, nacionais e internacionais. Além disso, em todos estes anos foram realizados mais de 40 transplantes de sangue de cordão umbilical, uma modalidade extremamente complexa.

A taxa de cura de transplantados no GRAACC é, em média, de 50%. Taxa muito semelhante à de hospitais de países desenvolvidos. “Apesar de haver dificuldade em encontrar doadores compatíveis, conseguimos transplantar um número maior de pacientes nos últimos seis anos. Devemos este avanço ao cadastro de pessoas nos bancos de doadores, o REDOME. Vale ressaltar a importância que este ato tem na cura do câncer em crianças e adolescentes”, completa Dr. Sérgio Petrilli, superintendente médico e um dos fundadores do GRAACC.

Atualmente a unidade de TMO do GRAACC tem seis leitos e um laboratório de ponta, equipado com aparelhos de alta qualidade e operado por um grupo de profissionais especializados no manejo das células, sendo referência para outros laboratórios nacionais.

Leave a Reply

advanced-floating-content-close-btn